domingo, 7 de abril de 2013

Fauna e Flora dos Campos

Fauna:
Nos campos do sul já foram encontradas 102 espécies de mamíferos, 476 de aves e 50 de peixes.  No grupo dos mamíferos, podemos citar o tatu, o guaxinim, o zorrilho, o graxaim  e outras duas espécies em risco de extinção: o gato-dos-pampas ou gato palheiro e a preguiça-de-coleira.
Entre as aves mais comuns estão o cisne-de-pescoço-preto, o marreco, a perdiz, o quero-quero, o pica-pau do campo e a coruja-buraqueira, que ganhou este nome por fazer seus ninhos em buracos cavados no solo.
Fazem parte das 50 espécies de peixes catalogadas o lambari-listrado, o lambari-azul, o tamboatá, o surubim e o cação-anjo.
E por lá existem também répteis e insetos.  No primeiro grupo está a tartaruga-verde-e-amarela, a jararaca-do-banhado, a cobra-cipó e o cágado-de-barbicha. Entre os insetos, podemos destacar a vespa da madeira e o conhecido bicho-da-maçã, também chamado traça-das-frutas.



                                                            
Flora:
São chamados de pampas os campos mais planos que estão localizados ao sul do estado do Rio Grande do Sul. Neles existe uma vegetação campestre, que parece um imenso tapete verde. Nos pampas predominam espécies que medem até um metro de altura. São comuns as gramíneas, que às vezes transformam os campos em grandes capinzais.
Nos pampas a vegetação pode, então, ser considerada rala e pobre em espécies. Ela vai se tornando mais rica nas proximidades de áreas mais altas. Nas encostas de planaltos, existem matas com grandes pinheiros e outras árvores, como a cabreúva, a grápia, a caroba, o angico-vermelho e o cedro. Nestas regiões, chamadas de campos altos, é encontrada a Mata de Araucária, onde a espécie vegetal predominante é o pinheiro-do-paraná.
Próximo ao litoral, a paisagem é marcada pela presença de banhados, ambientes alagados onde aparecem juncos, gravatás e aguapés. O mais conhecido banhado é o de Taim, onde foi criada, em 1998, uma estação ecológica administrada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para preservação de tão importante ecossistema.



20 comentários:

  1. -bfghyrgtfghjkjhtgrqdvnjkitygfgghtgfjkytretyjkfgdsdd

    ResponderExcluir
  2. otimo trabalho mais deveria ter mais aspectos como a localização, e etc...

    ResponderExcluir
  3. FICOU MASSA MAS EU NÃO ACHEI A RESPOSTA QUE EU QUERIA

    ResponderExcluir
  4. Eu perguntei sobre a fauna e f
    lora dos campos e aqui só apareceu, o que é fauna e flora

    ResponderExcluir
  5. Não tem nada a dizer além disso não achei nada. mas leram direito pelo menos? Ou estam mentindo

    Brincadeira eu também não achei nada Tchau.

    ResponderExcluir